Abstract:
As transformações sociais vivenciadas principalmente a partir do final do século XX quando dos avanços tecnológicos que possibilitaram a globalização por meio da informatização, vêm ditando o comportamento dos mercados e com isso, o perfil dos profissionais do século XXI. Um destes mercados muito relevante ao Brasil, é o do turismo, cuja representatividade econômica tem um imenso potencial. Todavia, percebe-se que grande parte dos serviços de hotelaria são prestados por médios e pequenos empreendimentos, grande parte destes, gerenciados por sociedades familiares, que por suas características singulares, carregam consigo uma série de problemas e conflitos. Diante disto, este estudo teve como objetivo pesquisar sobre a relevância do setor de recursos humanos especificamente no segmento hoteleiro gerido por sociedades familiares, o que se deu por meio de uma revisão literária, que possibilitou concluir-se que o RH tem em tempos modernos um papel estratégico nas conquistas organizacionais, uma vez que tem por responsabilidade de gerir o capital humano, base de qualquer empreendimento moderno, e que para sociedades familiares do ramo hoteleiro, pode contribuir na capacitação e treinamentos dos profissionais envolvidos, visando sempre qualidade no atendimento e com isso, a satisfação dos clientes, que se tornam agentes de marketing para os negócios.