Abstract:
Este artigo trás como estudo o Marketing Digital, foi pesquisado a evolução do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0, atendimento ao cliente, mix de marketing, comércio eletrônico, marketing digital e mídias sociais . O Marketing Digital vem se tornando a cada dia mais imprescindível ao comércio varejista e com isso, as empresas precisam se modernizar para assim conseguir atrair novos clientes, tendo este como objetivo analisar o uso por partes das empresas de tal ferramenta em suas mídias sociais e quais os tipos de mídias que estão sendo usadas além de como está sendo feita essa divulgação e o grau de profissionalismo empregado em suas redes sociais. Para a metodologia foi feito uma pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa de campo com cunho quantitativo-descritivo, em seguida foi elaborado um questionário e posteriormente aplicado aos lojistas do ramo têxtil, que estão localizados na Rua José Barcelos de Matos, Centro de Guarapari-ES. Os dados coletados foram demonstrados através de gráficos e análises correspondendo a problemática proposta pelo estudo. Os resultados alcançados mostraram na percepção dos gestores como está sendo visto e aplicado essa nova maneira de se auto promover, utilizando as redes sociais e as mídias sociais para divulgar o seu produto/serviço e está fazendo sempre a manutenção e o investimento para que possa se destacar e assim ganhar o mercado. Além obter um retorno rápido e como está sendo revertido em ações mostrando quais as mídias sociais mais utilizadas.