DSpace Repository

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS VIVENCIADAS POR DISCENTES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Show simple item record

dc.contributor.author MACHADO, FABRÍCIA SANTOS
dc.contributor.author BARBOSA, JULIANA RIBEIRO
dc.contributor.author MACHADO, PAULA RAMOS
dc.date.accessioned 2020-02-07T17:30:58Z
dc.date.available 2020-02-07T17:30:58Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Cursos submetido Faculdades Doctum da Serra, curso de Pedagogia como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª. Msc. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2441
dc.description Busca-se por meio desta pesquisa refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivo em questão saber quais as necessidades e as causas que levaram os alunos a abandonarem a escola no ensino regular e verificar quais razões os fizeram retornar à escola e os desenvolvimentos das práticas pedagógicas com os mesmos. Durante esses quatro anos tivemos vários estudos com essa temática, tanto em nossa disciplina em EAD (Educação a Distancia), quanto em nossos estágios supervisionados, que despertou o interesse nessa temática. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi aplicada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. A coleta de dados foi por meio de questionário e de observação. Desta forma, o questionário é um instrumento que visa buscar informações a respeito do sujeito pesquisado. Os diálogos teóricos foram estabelecidos com Brito (2011) Freire (1992, 1997, 2000) Ribeiro (2007) e Machado (2017). Concluímos que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino onde os alunos não completaram os anos de educação na idade regular, através desta investigação, entendemos os motivos que os fizeram a abandonar a escola e os métodos utilizados pelos docentes, no cotidiano da EJA. pt_BR
dc.description.abstract This research seeks to reflect on Youth and Adult Education, with the objective in question to know the needs and causes that led students to leave school in regular education and to verify what reasons made them return to school and developments in pedagogical practices with them. During these four years we had several studies on this subject, both in our distance learning discipline, as well as in our supervised internships, which aroused interest in this subject. The research is qualitative in nature and was applied in a municipal elementary school. Data collection was by questionnaire and observation. Thus, the questionnaire is an instrument that seeks to seek information about the researched subject. The theoretical dialogues were established with Brito (2011) Freire (1992, 1997, 2000) Ribeiro (2007) and Machado (2017). We conclude that Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality where students have not completed their years of education at the regular age, through this research, we understand the reasons that led them to drop out of school and the methods used by teachers, in the daily life of the EJA. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Abandono pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS VIVENCIADAS POR DISCENTES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account