DSpace Repository

ALFABETIZAÇÃO: O ERRO COMO PROCESSO CONSTRUTIVO NA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, DANIELE ROSARIO DA
dc.contributor.author SOUZA, ELLEN SANNY BENFICA DE
dc.date.accessioned 2020-02-07T17:48:57Z
dc.date.available 2020-02-07T17:48:57Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra, Curso de Pedagogia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2443
dc.description O presente artigo, resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender de que forma as professoras e os professores, especialmente, lidam com o ‘erro’ no processo de aquisição e desenvolvimento da escrita pelos alunos. Para isso, enveredou no universo de uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Serra (ES). Para a coleta de dados, além da aplicação de questionários, realizou uma oficina de escrita, destinada aos studantes do ensino fundamental, promovida pelas alunas-pesquisadoras. A fundamentação teórica se deu a partir da contribuição de autores como Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Jean Piaget e Magda Soares. Conclui, entre outras questões, que a forma como se concebe a alfabetização, e tudo o que circunda o seu universo, pode influenciar a maneira de se conduzir o processo de ensino e aprendizagem, da leitura e da escrita, e a produção de (in) sucessos escolares. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.title ALFABETIZAÇÃO: O ERRO COMO PROCESSO CONSTRUTIVO NA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account