Description:
Este estudo teve como objetivo compreender como ocorre as práticas utilizadas em
sala de aula com os alunos com dificuldades de aprendizagem, buscando analisar
as concepções e prática educativa que diminuam as dificuldades de aprendizagem
apresentadas pelos alunos dos anos iniciais. Para tanto, utilizou como referência
estudos que enfocam o papel da mediação pedagógica nas dificuldades de
aprendizagem apresentadas pelos alunos das series iniciais do ensino fundamental,
Foi feita uma pesquisa exploratória em uma escola pública do município de
Serra/ES, realizando entrevistas com uma docente da instituição, a mesma por meio
de seus relatos e experiência proporcionou que tivéssemos maior profundidade
sobre os problemas de aprendizagem que enfrentavam alguns de seus alunos,
identificados por ela o total de sete crianças na sala em que atua. O estudo apontou
um desgaste físico e mental da profissional entrevistada, os problemas de
aprendizagem segundo a professora eram percebidos principalmente nas práticas
da leitura, escrita e em atividades matemáticas, como também o cumprimento das
regras sociais. Para ela realizar diversos planejamentos para uma turma com níveis
diferenciados de conhecimento era um desafio. Identificamos também que, a partir
da prática docente, há possibilidade de aprendizagem do aluno com dificuldades de
aprendizagem, através de um trabalho mais direcionado a esses alunos.