Abstract:
Em tempos de globalização aliada à crise vivenciada em nosso país, o ato de se administrar uma empresa é fator imprescindível à garantia de sua longevidade, e para tanto a partir da disponibilização de produtos e serviços de qualidade, o setor de vendas torna-se o pulmão de uma estrutura empresarial, o que exige tanto dos empresários, quanto dos próprios funcionários uma enorme conscientização e espírito de equipe para que se alcancem as metas estipuladas, o que se dá através de planejamentos específicos a cada situação almejada. Desta forma, planejarem-se as vendas é fundamental diante da enorme concorrência. Frente a esta realidade, este estudo objetivou-se a partir de uma pesquisa aplicada, apresentar uma avaliação da influência do planejamento de metas a partir dos resultados do profissional de vendas do setor alimentício, com ênfase na cidade de Anchieta no Espírito Santo, a partir das respostas obtidas em questionário específico aplicado a 70 vendedores deste segmento. Os resultados obtidos propiciaram concluir-se a relevância do planejamento das vendas que deve ser fornecido não somente pela empresa representada, mas também pelo próprio vendedor, dado inúmeros fatores e desafios encontrados por cada qual, e de formas diferenciadas no mercado cotidiano, dentre os quais, destacam-se a concorrência e à atenção às necessidades contidas na realidade atual do referido município que enfrenta severos problemas econômico-financeiros, cujas consequências determinaram à população, algumas mudanças de hábito e consumo.