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ANÁLISE PARCIAL DE UM TRECHO DE ESTRADA NÃO PAVIMENTADA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA-MG E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BÁSICA

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dc.contributor.author ELIAS DE OLIVEIRA, ABRÃO
dc.date.accessioned 2020-03-17T20:07:54Z
dc.date.available 2020-03-17T20:07:54Z
dc.date.issued 2019-12-30
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de engenharia Civil das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Infraestrutura. Orientador: Prof. Esp. João Moreira de Oliveira Júnior. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3289
dc.description Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação parcial da qualidade da plataforma e uma caracterização física básica de um Latossolo Amarelo coletado em uma estrada vicinal no município de Caratinga, Minas Gerais. Os experimentos foram realizados de acordo com as normas da ABNT (ABNT NBR 6457, 1984, ABNT NBR 6459 1984; ABNT NBR 7180, 1984, ABNT NBR 7182, 1986, DNER-ME 092/94, NBR 9895/87), onde se pode encontrar sua classificação, seu IP (Índice de Plasticidade) = 39%, LL (Limite de Liquidez) = 56%, LP (Limite de Plasticidade) = 26%. A partir dos resultados dos ensaios de consistência do solo, se pode classificar em “CH”, ou seja, solo argiloso de alta compressibilidade, já a curva de compactação indicou peso especifico seco do solo de 1,45 G/cm³, umidade ótima de 18%. O ensaio de CBR mostrou que o solo possui um IG de 6,7%, mostrando que este solo tem característica para o uso em subleto. Quando compactado o solo demonstra uma estrutura alternativa onde ela varia com certa quantidade de água presente em seu vazio sofrendo algumas variações dependendo da sua umidade. O questionário aplicado, mesmo que básico, permitiu o levantamento visual da qualidade do trecho da estrada estudada. O trecho apresenta diversas patologias e em grau de severidade diferente. Uma das grandes barreiras para intervenções no trecho estudado é o fato da área pertencer a uma Área de Proteção Especial – APE. Logo, existem manutenções que podem ser feitas, sugere-se a desobstrução dos drenos naturais, compactação na umidade correta, recuperação da vegetação em torno da estrada. Conclui-se que o conhecimento do comportamento dos solos e técnicas de melhorias básicas pode auxiliar na qualidade da pista para a locomoção de pessoas e veículos principalmente em períodos chuvosos. Palavras-chave: Vicinais. Manutenção. Perenização. pt_BR
dc.publisher Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação parcial da qualidade da plataforma e uma caracterização física básica de um Latossolo Amarelo coletado em uma estrada vicinal no município de Caratinga, Minas Gerais. Os experimentos foram realizados de acordo com as normas da ABNT (ABNT NBR 6457, 1984, ABNT NBR 6459 1984; ABNT NBR 7180, 1984, ABNT NBR 7182, 1986, DNER-ME 092/94, NBR 9895/87), onde se pode encontrar sua classificação, seu IP (Índice de Plasticidade) = 39%, LL (Limite de Liquidez) = 56%, LP (Limite de Plasticidade) = 26%. A partir dos resultados dos ensaios de consistência do solo, se pode classificar em “CH”, ou seja, solo argiloso de alta compressibilidade, já a curva de compactação indicou peso especifico seco do solo de 1,45 G/cm³, umidade ótima de 18%. O ensaio de CBR mostrou que o solo possui um IG de 6,7%, mostrando que este solo tem característica para o uso em subleto. Quando compactado o solo demonstra uma estrutura alternativa onde ela varia com certa quantidade de água presente em seu vazio sofrendo algumas variações dependendo da sua umidade. O questionário aplicado, mesmo que básico, permitiu o levantamento visual da qualidade do trecho da estrada estudada. O trecho apresenta diversas patologias e em grau de severidade diferente. Uma das grandes barreiras para intervenções no trecho estudado é o fato da área pertencer a uma Área de Proteção Especial – APE. Logo, existem manutenções que podem ser feitas, sugere-se a desobstrução dos drenos naturais, compactação na umidade correta, recuperação da vegetação em torno da estrada. Conclui-se que o conhecimento do comportamento dos solos e técnicas de melhorias básicas pode auxiliar na qualidade da pista para a locomoção de pessoas e veículos principalmente em períodos chuvosos. Palavras-chave: Vicinais. Manutenção. Perenização. pt_BR
dc.title ANÁLISE PARCIAL DE UM TRECHO DE ESTRADA NÃO PAVIMENTADA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA-MG E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BÁSICA pt_BR
dc.type Other pt_BR


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