Abstract:
O presente trabalho de conclusão de curso tem como fundamento uma análise sobre Comportamento Organizacional, com foco no impacto de funcionários satisfeitos e insatisfeitos em uma financeira na cidade de Caratinga. A preocupação das organizações com o bem estar e a saúde dos colaboradores vem aumentando cada vez mais, haja vista que passam a perceber que primeiramente precisam satisfazer as necessidades dos colaboradores, para assim, conseguir atender as necessidades dos seus clientes. Diante da consideração de que administrar pessoas pode ser a grande chave para o sucesso de uma empresa, já que cada pessoa é única com seu perfil, cultura e valores, questiona-se: como sistematizar um processo de análise do clima organizacional de uma equipe de atendimento ao cliente de uma financeira? Ora, considerando-se a busca cada vez mais incessante das organizações pela eficácia em um cenário em que as mudanças são constantes as cobranças acabam vindo na mesma proporção, os profissionais são pressionados a proporcionar os resultados ou metas estabelecidas pelas organizações, causando, muitas vezes, frustração aos colaboradores. O objetivo desta monografia, portanto, é analisar o clima organizacional de uma equipe de atendimento ao cliente de uma financeira. A fim de se realizar este estudo, buscou-se como metodologia a revisão de literatura e pesquisa descritiva, com métodos de pesquisa qualitativa por meio da realização de estudo de caso.
Palavras-chave: Satisfação no trabalho. Gestão de pessoas. Organização