dc.contributor.author |
BOAVENTURA, MYLLA PIEROTI GALINARI |
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dc.contributor.author |
BOAVENTURA, THAINÁ PIEROTI GALINARI |
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dc.date.accessioned |
2020-03-19T12:58:48Z |
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dc.date.available |
2020-03-19T12:58:48Z |
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dc.date.issued |
2019-12-30 |
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dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia Civil das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial para aprovação no curso Bacharel em Engenharia Civil, orientado pela Prof. Esp. Sidinei Silva Araújo. Área de concentração: Estudo de caso. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/3352 |
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dc.description.abstract |
Foi elaborado um estudo de caso da rodoviária Pe. José Silvério de Araújo de Raul Soares-MG, onde observou um grande fluxo de pessoas portadoras de necessidades especiais, que usufruem do terminal rodoviário, inserido na área central da cidade. O propósito do trabalho é comparar as dimensões mínimas estabelecidas por lei dentro das exigências estabelecidas pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando as inclinações de rampas, largura de calçadas, banheiros, entre outros, já existentes na rodoviária de Raul Soares-MG. Estudou as barreiras arquitetônicas enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais, sejam elas características físicas, sensoriais e cognitivas. Também foram realizadas as visitas técnicas no contexto da realidade nacional, a fim de detectar os locais que não estão regularizados dentro das condições da ABNT, NBR-9050 (2015) de forma a garantir segurança e autonomia às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Após interpretação dos dados coletados foi possível identificar e analisar o perfil dos usuários portadores de necessidades especiais. De modo geral, percebe-se que a população gostaria de mudanças no terminal. |
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dc.publisher |
Foi elaborado um estudo de caso da rodoviária Pe. José Silvério de Araújo de Raul Soares-MG, onde observou um grande fluxo de pessoas portadoras de necessidades especiais, que usufruem do terminal rodoviário, inserido na área central da cidade. O propósito do trabalho é comparar as dimensões mínimas estabelecidas por lei dentro das exigências estabelecidas pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando as inclinações de rampas, largura de calçadas, banheiros, entre outros, já existentes na rodoviária de Raul Soares-MG. Estudou as barreiras arquitetônicas enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais, sejam elas características físicas, sensoriais e cognitivas. Também foram realizadas as visitas técnicas no contexto da realidade nacional, a fim de detectar os locais que não estão regularizados dentro das condições da ABNT, NBR-9050 (2015) de forma a garantir segurança e autonomia às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Após interpretação dos dados coletados foi possível identificar e analisar o perfil dos usuários portadores de necessidades especiais. De modo geral, percebe-se que a população gostaria de mudanças no terminal. |
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dc.title |
ADEQUAÇÃO DE EDIFICAÇÕES, MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE COM ESTUDO DO CASO DO TERMINAL RODOVIÁRIO NA CIDADE DE RAUL SOARES-MG |
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dc.type |
Other |
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