Abstract:
O estudo propõe investigar a relevância do letramento no colégio Caratinga, mais
especialmente do letramento digital com a plataforma Unoi Educação como
ferramenta de auxílio pedagógico e democratização da informação. Essa análise,
que exibe quão grandemente embasamento metodológico a crítica substancial,
enfatiza, primeiramente, a dúvida da inclusão digital, as nobrezas e convergências
entre alfabetização e letramento, observando que, em nossa área do Conhecimento
ou da Informação, o procedimento de ensino-aprendizagem apresenta permanecer
focado no preparo do sujeito que não somente compreenda, mas interaja no
ambiente em que vive, estabelecendo noções a partir do manejo das TIC’s
(Tecnologias da Informação e do Conhecimento). Apontando, além disso,
conclusões em relação de quais são os obstáculos contemporâneos alusivos ao
letramento digital, informática na educação e mudança de metodologia tradicional
para ativa.
Palavras-chave: Alfabetização; Informática na educação; Letramento; Letramento
digital.