Abstract:
Diante da crescente e massiva utilização da internet, várias tecnologias surgiram e outras precisaram evoluir e se adaptar à nova realidade. Um dos exemplos é a PSTN (Public Switched Telephone Network, ou Rede Telefônica Pública Comutada), também conhecida como sistema de telefonia tradicional. A telefonia Voip (Voice Over IP, ou voz sobre IP) surgiu como a evolução da PSTN e transformou o modo de se efetuar ligações, estendendo sua conectividade por meio da rede mundial de computadores. Tendo em vista a larga difusão da tecnologia Voip, surge consigo a necessidade de monitoramento e controle deste recurso, de modo a ampliar a estabilidade e agregar qualidade durante a utilização do serviço. Contudo, investiga-se a possibilidade de utilização da plataforma de monitoramento Zabbix para melhor gestão do serviço de telefonia sobre IP (Internet Protocol, ou Protocolo de Internet). Desta forma, foi realizado um estudo de caso na empresa Sonavoip Telecomunicações LTDA com objetivo de implementar o Zabbix a fim de quantificar e exibir na interface web da ferramenta de monitoramento o total de ligações em curso em cada servidor responsável por trafegar voz, bem como a carga de processamento despendida pelos mesmos. Ao fim, foi possível demonstrar esses elementos e correlacioná-los com possíveis anomalias ocorridas no serviço Voip, sendo também verificado por meio de um questionário, o nível de satisfação dos colaboradores com os resultados do Zabbix como ferramenta de monitoramento do ambiente Voip.
Palavras-Chave: Redes de computadores. Telefonia. Internet.