Abstract:
A proposta deste trabalho vai além de compreender as atividades dos pequenos agricultores, artesão, e perceber a importância de sua valorização. A partir deste estudo esperamos que os cidadãos e prestadores deste serviço reconheçam nossas raízes, nossa cultura, e admirem o mercado/ feira-livre que nos trazem tantos encontros e percepções. Mais especificamente na cidade de Ubá, Minas Gerias, a qual sua economia um dia já foi a agricultura e agora é deixada completamente de lado, focando totalmente na indústria moveleira.
Consistindo voltar o olhar para o espaço público citado, procura-se mostrar as possibilidades de novas visões que modificam o meio urbano. A tradição de ir à feira livre, é um excelente exemplo de troca social e de quebra do ritmo que habita o cotidiano.
Mostrar o valor deste ambiente na cidade é o maior objetivo deste estudo, expondo a nova ideologia de mercado, potencializando a cultura e a economia na cidade de Ubá. Apresentando possibilidades de requalificação do espaço já existente, e preconizar novos usos para potencializar a economia e emponderar os produtores locais, através de um Epicentro Cultural Feira-Livre. Originando em empreendimento com identidade, sustentabilidade, flexibilidade e muito encontro.