Abstract:
O trabalho proposto tem por intenção apresentar o contexto urbano e
sociopolítico contemporâneo, os anseios que o capitalismo globalizado afetou na
sociedade através do entendimento da estrutura social inserida pelo capital cultural,
e a hierarquia de classes enraizada do status na sociedade. Desta forma,
compreender as estratégias de intervenções culturais através de análise crítica à
valorização estratégica de áreas centrais subutilizadas, e a exploração dos bens
culturais, através de estratégia urbanística de “City Marketing”. Compreender o
espaço urbano, sua evolução histórica e de seus usos na cidade de Juiz de Fora;
Diagnosticando sua morfologia e seu processo de desenvolvimento, a fim de propor
através de estudos e teorias urbanísticas, conceitos de Urban Design, e propostas
similares, proporcionando de uma equidade sócio espacial na centralidade Juizforana.
Uma transformação urbana, com viés social na área central que se encontra
subutilizada, inserindo a cultura como âncora neste processo, com intuito de evitar
conflitos urbanos tais como: gentrificação, especulação imobiliária, e dificuldade na
apropriação do espaço público, e assim propor o projeto de um corredor cultural com
a inserção de um museu social, impulsionar um novo modelo de desenvolvimento
para o centro de Juiz de Fora, com um olhar mais social, baseado no
desenvolvimento humano do ambiente construído.