Abstract:
Registra-se o início do markenting em 1450, com o inventor inglês Johannes Gutenberg, ao inventar a prensa tipográfica. No século XVII jornais e revistas começaram a ser publicados em massa e, em um segundo momento, surgiram os panfletos e os pôsteres e em 1839 vieram os outdoors. No decorrer do século XIX e XX, surgiram novos meios de comunicação em massa, como o rádio, o telefone, o e a televisão. Na década de 60, surge o marketing digital, porém somente em na década de 90, a partir da difusão do acesso à internet, tanto em ambientes de trabalho quanto nos lares das famílias houve destaque significativo. O marketing digital percorreu um logo caminho até chegar aos modelos atuais. Os meios de comunicação foram evoluindo conforme a evolução da própria sociedade e com os avanços nos meios de comunicação. Até as pequenas empresas, com orçamentos restritos, veem no Marketing uma oportunidade de crescimento.
Atualmente, o Marketing Digital, forma um nicho de mercado e, para acompanhar essa nova demanda, há necessidade de uma arquitetura que atenda a essa nova função mercadológica. Pois, a partir do momento que você dispõe de uma estrutura física, os clientes irão até a agência. Compete, nesse momento, o papel de um bom projeto de arquitetura. Para que se tenha sucesso na concepção de um projeto arquitetônico, para essa nova fatia de mercado, alguns fatores devem ser observados, como: layout, cores, conforto térmico e acústico, iluminação e ergonomia e localização. Portanto, compete a um profissional habilitado a elaboração dessa arquitetura empresarial ou corporativa. Trata de um ramo da arquitetura que projeta, desenvolve e executa ambientes corporativos para escritórios ou empresas.