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CENTRO SOCIOEDUCATIVO SUSTENTÁVEL: A ESCOLA COMO UM LUGAR ATIVO NA CIDADE

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dc.contributor.author Fonseca, Luane Cristina da
dc.contributor.author Lacerda, Nathália Maria Mockdece
dc.date.accessioned 2021-03-08T17:38:07Z
dc.date.available 2021-03-08T17:38:07Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.citation Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Doctum de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Área de Concentração: Arquitetura Bioclimática Orientador: Prof. Dr. Bruno Ribeiro Fernandes Coorientadora: Esp. Nathália Maria Mockdece Lacerda pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3550
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa é analisar e compreender o ambiente escolar no âmbito social, cultural, esportivo e no contexto urbano. A proposta visa estabelecer espaços integrados e alinhados com a metodologia adotada, com aplicação dos conceitos da neuro arquitetura e sustentabilidade para um ambiente escolar humanizado. A rede pública de Juiz de Fora/MG não atingiu a meta estabelecida pelo INEP em 2018 e a falta de equipamentos de lazer e cultura foi determinante para a escolha do bairro Santa Cruz para implantação da escola. Para atingir os objetivos a pesquisa será desenvolvida através da revisão bibliográfica, estudos de caso, visita in loco ao terreno para diagnóstico biofísico e sociocultural, análise do terreno e do entorno e a concepção do partido arquitetônico. O processo educativo iniciou-se com os Jesuítas e no decorrer dos anos passou por transformações metodológicas, físicas e estruturais. O aprendizado foi segmentado em estágios segundo a teoria de Jean Piaget; demonstra a evolução cognitiva e física das crianças, sendo determinante para os métodos e a estrutura adequada para uma educação inclusiva. A metodologia de ensino tradicional tem o aluno passivo em sala de aula, enquanto a proposta visa um comportamento ativo e com desenvolvimento de projetos. A arquitetura escolar relaciona-se diretamente com a pedagogia das escolas, os mobiliários associam-se com a ergonomia e o lúdico, auxiliando na expressividade das crianças e cooperando com a consciência da realidade. A arquitetura bioclimática visa harmonizar a construção com o meio ambiente, otimizando o uso dos recursos naturais e no recinto escolar auxilia no aprendizado dos conceitos sustentáveis. A escola cria um elo entre as pessoas, proporciona experiências e discute a importância da apropriação do espaço, caracterizando-o como um lugar para a comunidade. Conclui-se que a escola deve ser um lugar coletivo e inclusivo, atendendo e acolhendo as demandas da comunidade. pt_BR
dc.subject Arquitetura Escolar. pt_BR
dc.subject Arquitetura bioclimática. pt_BR
dc.title CENTRO SOCIOEDUCATIVO SUSTENTÁVEL: A ESCOLA COMO UM LUGAR ATIVO NA CIDADE pt_BR
dc.type Article pt_BR


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