Abstract:
Em virtude da impossibilidade de acesso à moradia oferecido pelo mercado a grande parte da população brasileira, seja pelo poder aquisitivo ou por questões históricas, são praticadas políticas. A fim de amenizar por meio de programas sociais habitacionais tais disparidades, foi desenvolvido pelo governo federal o Programa Minha Casa Minha Vida, no ano de 2009, com o objetivo de ampliar o acesso à moradia de qualidade às famílias de baixa renda ou em situações de risco.
O Programa Minha Casa Minha Vida tem como objetivo subsidiar a aquisição de casa ou apartamento em várias modalidades e faixas de atendimento. A faixa selecionada para o presente trabalho é a Faixa I, que inclui famílias pertencentes ao Bolsa Família e ao CadÚnico, programas sociais pertencentes ao governo federal.
O presente trabalho tem como objetivo de pesquisa verificar o uso, a satisfação dos usuários e a qualidade das áreas comuns pertencentes aos Empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida - Faixa I, cuja orientação acontecerá pela análise das referências bibliográficas e pelos estudos de caso apontados neste trabalho. O empreendimento estudado é o Residencial Vitória, situado na região de planejamento (RP) Centroeste da cidade de Juiz de Fora, no bairro Monte Castelo. Além das verificações arroladas acima, serão propostas possíveis soluções para os problemas apresentados nos espaços de uso comum, que ampliarão a qualidade de vida dos usuários desses espaços.