Abstract:
Um dos maiores problemas que os administradores enfrentam em sua gestão são os
casos de absenteísmos e afastamentos, que ocasionam diversos transtornos dentro da
organização. Na área da saúde um dos setores mais impactados é o dos profissionais de
enfermagem, uma profissão de suma importância para a sociedade, onde o absenteísmo
desses profissionais pode afetar diretamente na qualidade do atendimento prestado ao
paciente. Com o intuito de diminuir os índices de absenteísmo os hospitais estão
investindo cada vez mais em métodos e/ou ferramentas ergonômicas para prevenir
doenças relacionadas ao trabalho. Com a intenção de entender melhor as causas de
absenteísmos nos profissionais de enfermagem, foi feito um estudo de caso em um
hospital da cidade de Juiz de fora – MG, que apresentava altos índices de absenteísmo
no setor de enfermagem e realizou a implementação de programa de qualidade visando
reduzir tais índices, dessa forma foi feito um comparativo dos índices de absenteísmo
antes e depois das ações de melhorias , no período de 2017 a 2019, a fim de identificar
se as melhorias implementadas trouxeram resultados satisfatórios e a aplicação da
ferramenta de Diagrama de Ishikawa para entender melhor as causas dos absenteísmos
antes das implementações.