DSpace Repository

SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A APLICAÇÕES DA PRODUÇÃO DE NARRATIVIDADE E SEU CONCEITO

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Ariane Paulino da
dc.contributor.author Damaceno, Priscila
dc.date.accessioned 2021-04-19T13:51:26Z
dc.date.available 2021-04-19T13:51:26Z
dc.date.issued 2020-12-05
dc.identifier.citation Professora Orientadora: Janaina Fernanda Pereira Coelho pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3580
dc.description A saúde mental de diversos profissionais pode ser afetada por vários fatores dentro do seu ambiente de trabalho, como é o caso de alguns profissionais da docência. Dentre esses fatores podemos citar o distanciamento operado na dinâmica das escolas entre o que são as políticas públicas de educação e a sua real efetivação no cotidiano escolar. Assim, é necessário buscar novas estratégias de efetuação de tais políticas educacionais, e como ferramenta possível temos a produção de narratividade. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa feita por revisão bibliográfica é identificar alguns destes fatores que provocam a fragilização da saúde mental dos professores como também como a produção de saúde pode ser efetuada pela política de produção de narratividade. Este trabalho permitiu verificar que a situação da fragilização da saúde mental é um fator ao qual todos estão sujeitos e não se trata de um quadro permanente e, sim, mutável, sendo possível realizar através da escuta a busca de um direcionamento na produção de saúde permitindo que esse profissional possa cuidar de si. pt_BR
dc.description.abstract The mental health of several professionals can be affected by several factors within their work environment, as is the case with some teaching professionals. Among these factors, we can mention the distance operated in the dynamics of schools between what are public education policies and their real effectiveness in the school routine. Thus, it is necessary to seek new strategies for implementing such educational policies, and as a possible tool we have the production of narrativity. Therefore, the objective of this research carried out by bibliographic review is to identify some of these factors that cause the weakening of teachers' mental health as well as how health production can be carried out by the narrative production policy. This work made it possible to verify that the situation of weakened mental health is a factor to which everyone is subject and it is not a permanent picture, but rather changeable, making it possible to perform through listening the search for a direction in the production of health allowing that this professional can take care of you. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Saúde Mental pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Produção de Narratividade pt_BR
dc.subject Políticas Educacionais pt_BR
dc.subject Produção de Saúde pt_BR
dc.title SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A APLICAÇÕES DA PRODUÇÃO DE NARRATIVIDADE E SEU CONCEITO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account