DSpace Repository

ATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO ENTRE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO

Show simple item record

dc.contributor.author Augusto, Brenda Gomes Figueiredo
dc.contributor.author Rosa, Daniella Moraes
dc.contributor.author Milagres, Ivonete Lima
dc.date.accessioned 2021-04-19T18:19:04Z
dc.date.available 2021-04-19T18:19:04Z
dc.date.issued 2020-12-10
dc.identifier.citation Professora Orientadora: Juliana Azevedo de Almeida pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3590
dc.description Este estudo teve como objetivo central identificar o que a produção acadêmica da Educação Física no Brasil traz sobre atividade física/sedentarismo entre escolares do Ensino Médio. Para isso, seguiu os objetivos específicos: levantar artigos que falam sobre atividade física/sedentarismo de escolares do Ensino Médio em ferramentas de pesquisa acadêmica online; identificar níveis de atividade física/sedentarismo mostrados nesses estudos; organizar esses números, trazendo resultados sobre atividade física/sedentarismo dos escolares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e as fontes de coleta de dados foram o Portal de Periódicos da CAPES e o Scielo. Seguindo os critérios definidos, encontrou-se onze artigos que trouxeram informações de adolescentes da faixa etária dos 10 aos 19 anos, estudantes de escolas públicas e particulares, de quatro regiões do nosso país. Concluiu-se que, entre os adolescentes investigados, mais da metade apresentaram comportamentos sedentários e baixos índices de atividade física. As meninas são mais sedentárias que os meninos e os meninos, apresentam mais excesso de peso. Também, podemos afirmar que esses índices estão relacionados às mudanças de estilo de vida dos adolescentes, principalmente, influenciadas pelo excesso de tempo em frente à televisão e às outras tecnologias. pt_BR
dc.description.abstract This study aimed to identify what the academic production of Physical Education in Brazil brings about physical activity / physical inactivity among high school students. For that, it followed the specific objectives: to raise articles that talk about physical activity / physical inactivity of high school students in online academic research tools; identify levels of physical activity / physical inactivity shown in these studies; organize these numbers, bringing results about physical activity / physical inactivity of students. The methodology used was bibliographic research and the data collection sources were the CAPES Journal Portal and Scielo. Following the defined criteria, eleven articles were found that brought information from adolescents aged 10 to 19 years old, students from public and private schools, from four regions of our country. It was concluded that, among the investigated adolescents, more than half had sedentary behaviors and low levels of physical activity. Girls are more sedentary than boys and boys are overweight. Also, we can say that these indexes are related to the lifestyle changes of adolescents, mainly, influenced by the excessive time in front of television and other technologies. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atividade Física pt_BR
dc.subject Sedentarismo pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.title ATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO ENTRE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account