Abstract:
O presente estudo possui como objetivo demonstrar a utilização do Plano de Negócios
como ferramenta para a expansão de empresas. Através deste instrumento, torna-se
possível planejar, estudar possibilidades e construir metas a serem alcançadas,
prevenindo a empresa de possíveis decepções e problemas futuros. Em empresas já
consolidadas, mostra-se viável, ainda, observar onde a empresa se situa no mercado
e quais as mudanças necessárias para uma evolução. O desenvolvimento do Plano
de Negócios conta com a construção de planos para cada setor da empresa. A
elaboração dos planos financeiros e operacionais, a realização da análise de mercado
e a avaliação estratégica minuciosa, mostra se a empresa está no caminho certo ou
se há necessidade de estabelecer novas estratégias. Toda empresa precisa de um
Plano de Negócios para orientar o seu nascimento ou o seu desenvolvimento, sendo
que aquelas que não o possuem correm o sério risco de se perder no mercado por
má administração ou, então, por não saber qual caminho seguir. O objetivo deste
trabalho é desenvolver um plano de negócios que irá promover o melhor
aproveitamento de todos os dados coletados e das análises desenvolvidas e em
seguida fazer a aplicação na organização, a fim de trazer melhorias e crescimento
organizacional. À vista disso, espera-se que os resultados dessa ferramenta se
manifestem a médio prazo, de forma a mudar a situação atual em que as empresas
vivem.