Description:
Este trabalho teve como objetivo revisitar conceitos inerentes ao campo da Alfabetização na perspectiva do Letramento, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, se apropriou da pesquisa de natureza bibliográfica como ferramenta metodológica. Analisou estudos, pesquisas e publicações em livros, artigos e periódicos produzidos na área da Educação. Neste artigo, a proposta teórica assume as contribuições de autoras como Ana Teberosky, Emilia Ferreiro, Magda Soares e Maria do Rosário Longo Mortatti. Ambas, figuram entre as mais potentes estudiosas do tema na Argentina e no Brasil. Além disso, se aproxima da obra cinematográfica “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé (2004), para, a partir dela, discutir conceitos do campo da educação, sobretudo, relacionados à Alfabetização e Letramento. O trabalho ficcional de Caffé se apresenta como importante elemento disparador de reflexões sobre o tema. Do ponto de vista dos resultados, a pesquisa revela que embora os conceitos de alfabetização e letramento, e aqueles que compõem esse campo semântico, venham sofrendo revisões nas últimas décadas, elas ainda não foram capazes de garantir, na prática pedagógica, a erradicação do analfabetismo. Ao mesmo tempo, o resultado mostra que para reformar a Alfabetização é preciso transformar o pensamento que se tem sobre ela. A mudança que se pretende na prática, começa na forma de concebê-la.