dc.contributor.author |
SÁ, DAYANA PINTO DA VICTÓRIA |
|
dc.contributor.author |
RODRIGUES, GABRIELLA APARECIDA DAVEL |
|
dc.contributor.author |
BARBOSA, LARISSA DOS SANTOS |
|
dc.contributor.author |
VENSESLAU, NAZARÉ MANTOVANI |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-27T22:05:57Z |
|
dc.date.available |
2021-09-27T22:05:57Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-06 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra, Curso de Pedagogia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/3693 |
|
dc.description |
Este artigo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve
como objetivo compreender as percepções de professoras, acerca do lugar do brincar
no processo de ensino e aprendizagem no cenário pandêmico. A ideia da necessidade
de inserção do lúdico nos processos de ensino com crianças da Educação Infantil. Em
tempos de pandemia, interessou compreender com isso tem se dado. O artigo busca,
ainda, conhecer as estratégias de enfrentamento à questão no cotidiano educacional.
Para isso, elegeu como universo de investigação dois CMEI’s localizados na cidade
de Serra (ES) e Vitória (ES). Para a coleta de dados, se utilizou da aplicação de
questionários via Google Forms. Fundamenta sua discussão em autores como
Vygotsky (1896), e Kishimoto (1974). Conclui que se trata de um tema abrangente,
especialmente no contexto da Educação Infantil. Acredita-se que ensinar através de
jogos e brincadeiras pode enriquecer o aprendizado proporciona a criança, momentos
de grande riqueza, por conseguinte é importante que os educadores de todas as
gerações adotem essa prática em suas metodologias de ensino, saindo da sua zona
de conforto e descobrir que através do lúdico a criança se desenvolve com mais
habilidades. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.title |
O LUGAR DO BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CENÁRIO PANDÊMICO |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |