Abstract:
A educação é essencial não só para o desenvolvimento do país, mas também para a promoção da igualdade social. Sem discriminações e segregações, a educação e o ambiente físico escolar têm que atender à
diversidade total das necessidades educacionais dos alunos. Acredita-se que o grande desafio nos dias atuais seja a construção de uma escola de ensino regular inclusiva, com um sistema educacional que favoreça a inclusão total. O presente trabalho trata-se da adequação do espaço escolar visando a inclusão dos estudantes com PcD - Pessoa com Deficiência Ambiental, através de um estudo da configuração espacial do edifício escolar tendo em vista a integração dele como um todo abraçando a inclusão educacional dos alunos com deficiências, na rede regular de ensino fundamental. Embasado na Lei de Acessibilidade, que é explícita na obrigatoriedade de ambientes livres de barreiras, permitindo o acesso
de todos, busca-se, propor diretrizes projetuais para futura elaboração de um projeto arquitetônico escolar no município de Teófilo Otoni/MG, com soluções arquitetônicas sustentáveis a partir da perspectiva da inclusão social, com o objetivo de proporcionar espaços adequados e acolhedores para crianças com e sem deficiências físicas e visuais. Espera-se contribuir para discussão a respeito do espaço físico escolar, aperfeiçoando o desempenho dos estudantes, principalmente dos que apresentam PCD.