Abstract:
O ato de brincar é uma forma da criança se inserir ao meio urbano em que vive e é indispensável para que ela desenvolva conceitos de cidadania e valorização do espaço público quando adulta. O paisagismo para crianças prioriza espaços estimulantes, para que cada criança tenha várias percepções e experiências, aguçando sua criatividade, além do desenvolvimento motor. Este trabalho tem como objetivo analisar histórico do surgimento desse equipamento no Brasil e mundo. Estudos por meio de que apresentam o paisagismo para crianças podem contribuir para o desenvolvimento de vários aspectos quando criança e seus benefícios para vida adulta. Foram analisados conceitos pedagógicos, psicológicos e sociológicos, que abordam os benefícios e prejuízos do convívio nos espaços públicos de lazer. Analisou-se ainda, condições
físicas e sociais do campo Marapampulha por meio de visitas em campo, entrevistas, coleta de dados na Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e fotografias, a fim de compreender as necessidades do local. Para alcançar esses objetivos foi usado processos metodológicos de pesquisa bibliográfica, bibliográfica de referência, pesquisa de campo. Nesse interim, conclui-se que o brincar e o convívio nos espaços públicos de lazer ajuda em vários aspectos do desenvolvimento do ser humano quando criança e adulto. A cidade também deve ser projetada para esse público, que é o futuro da humanidade. Uma cidade sem espaços para criança não deve ser vivenciada por adultos.