Abstract:
Devido ao crescimento dos aplicativos de delivery de alimentos nos últimos anos, o
presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis que influenciam o
consumidor na utilização dos mesmos. Foi formulado e aplicado um questionário
online, disparado através do método bola de neve, com questões acerca de hábitos e
comportamentos alimentares, questões demográficas e padrões comportamentais
relacionados a utilização desses aplicativos. Das 409 respostas válidas, 72,1%
possuíam aplicativo de delivery de alimentos no celular, sendo iFood (89,2%),
UberEats (55,3%), Robin Food (39%) e Rappi (24,4%) os mais citados. Foram
encontradas fortes correlações entre idade e considerar a existência de cupons de
desconto e promoção na hora de realizar o pedido (correlação negativa), entre
considerar a existência de cupons e promoção e o número de aplicativos que o
participante possui, entre possuir o aplicativo Robin Food e considerar a existência de
cashback para realizar o pedido, entre possuir Robin Food e a frequência de pedidos,
entre idade e renda, entre idade e considerar entrega grátis na hora de realizar o
pedido. Os testes inferenciais não apontaram diferença da frequência de realização
dos pedidos em relação a gênero, a possuir vale refeição, a renda, hábitos de cozinhar
e forma de pagamento. Foi encontrada diferença em relação a como os usuários
classificam sua alimentação. Espera-se que o estudo indique às empresas de
aplicativo de delivery de alimentos, alguns direcionamentos no que se refere a
estratégias de mercado para o contexto estudado.