Abstract:
O presente estudo possui como objetivo demonstrar a utilização do Plano de Negócios como ferramenta para a expansão de empresas. Através deste instrumento, torna-se possível planejar, estudar possibilidades e construir metas a serem alcançadas, prevenindo a empresa de possíveis decepções e problemas futuros. Em empresas já consolidadas, mostra-se viável, ainda, observar onde a empresa se situa no mercado e quais as mudanças necessárias para uma evolução. O desenvolvimento do Plano de Negócios conta com a construção de planos para cada setor da empresa. A elaboração dos planos financeiros e operacionais, a realização da análise de mercado e a avaliação estratégica minuciosa, mostra se a empresa está no caminho certo ou se há necessidade de estabelecer novas estratégias. Toda empresa precisa de um Plano de Negócios para orientar o seu nascimento ou o seu desenvolvimento, sendo que aquelas que não o possuem correm o sério risco de se perder no mercado por má administração ou, então, por não saber qual caminho seguir. O objetivo deste trabalho é desenvolver um plano de negócios que irá promover o melhor aproveitamento de todos os dados coletados e das análises desenvolvidas e em seguida fazer a aplicação na organização, a fim de trazer melhorias e crescimento organizacional. À vista disso, espera-se que os resultados dessa ferramenta se manifestem a médio prazo, de forma a mudar a situação atual em que as empresas vivem