DSpace Repository

AS IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR

Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Eduarda Santana dos
dc.contributor.author Pereira, Felipe Junior
dc.contributor.author Silva, Lívia Dittz da
dc.date.accessioned 2022-03-30T17:13:10Z
dc.date.available 2022-03-30T17:13:10Z
dc.date.issued 2021-12-10
dc.identifier.citation Professor Orientador: Msc.Sandileuza Pereira da Silva pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3848
dc.description Devido ao aparecimento da Covid-19 se fez necessário instaurar o isolamento social para que toda a população se protegesse deste vírus. Com o decorrer da pandemia ocorreu o afastamento social de pessoas que estavam infectadas e das que permaneciam saudáveis. Com isso, foi preciso realizar o fechamento das escolas que, simultaneamente, gerou o distanciamento dos adolescentes na fase escolar, apresentando uma nova perspectiva sobre a importância da saúde mental e do desenvolvimento escolar dos adolescentes. Diante disso, é importante compreender que o isolamento social pode ocasionar mudanças comportamentais e psicológicas que podem afetar a saúde mental dos adolescentes. O presente trabalho procura entender como esta situação interfere na vivência dos adolescentes através de um questionário com vinte e três questões respondidas por setenta adolescentes com idade entre onze a dezessete anos residentes da Grande Vitória (Serra, Cariacica, Vitória, Vila Velha e adjacentes). Com o intuito de compreender quais os impactos causados pelo isolamento social nos adolescentes, com relação a sua vida acadêmica, aspectos psicológicos e comportamentais. O questionário foi analisado com as contribuições da terapia cognitiva comportamental e da psicologia escolar. Percebe-se que o isolamento social proporcionou mudanças psicológicas e acadêmicas na vivência desses adolescentes, tornando-os mais perceptíveis quanto ao ensino e questões relacionadas à saúde mental. pt_BR
dc.description.abstract Due to the appearance of Covid-19, it was necessary to establish social isolation so that the entire population could be protected from this virus. With the course of the pandemic, people who were infected and those who remained healthy became socially alienated. As a result, it was necessary to close the schools, which simultaneously led to the distancing of adolescents during the school phase, presenting a new perspective on the importance of mental health and educational development for adolescents. Therefore, it is important to understand that social isolation can lead to behavioral and psychological changes that can affect the mental health of adolescents. The present work seeks to understand how this situation interferes in the adolescents' experience through a questionnaire with twenty-three questions answered by seventy adolescents aged between eleven and seventeen years old residing in Greater Vitória (Serra, Cariacica, Vitória, Vila Velha and adjacent areas). In order to understand the impacts caused by social isolation on adolescents, in relation to their academic life, psychological and behavioral aspects. The questionnaire was analyzed with contributions from cognitive behavioral therapy and school psychology. It is noticed that social isolation provided psychological and academic changes in the experience of these adolescents, making them more noticeable in terms of teaching and issues related to mental health. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Isolamento Social pt_BR
dc.subject Saúde Mental pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Escolar pt_BR
dc.title AS IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account