dc.contributor.author |
Santos, Eduarda Santana dos |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Felipe Junior |
|
dc.contributor.author |
Silva, Lívia Dittz da |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-30T17:13:10Z |
|
dc.date.available |
2022-03-30T17:13:10Z |
|
dc.date.issued |
2021-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Professor Orientador: Msc.Sandileuza Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/3848 |
|
dc.description |
Devido ao aparecimento da Covid-19 se fez necessário instaurar o isolamento social
para que toda a população se protegesse deste vírus. Com o decorrer da pandemia
ocorreu o afastamento social de pessoas que estavam infectadas e das que
permaneciam saudáveis. Com isso, foi preciso realizar o fechamento das escolas que,
simultaneamente, gerou o distanciamento dos adolescentes na fase escolar,
apresentando uma nova perspectiva sobre a importância da saúde mental e do
desenvolvimento escolar dos adolescentes. Diante disso, é importante compreender
que o isolamento social pode ocasionar mudanças comportamentais e psicológicas
que podem afetar a saúde mental dos adolescentes. O presente trabalho procura
entender como esta situação interfere na vivência dos adolescentes através de um
questionário com vinte e três questões respondidas por setenta adolescentes com
idade entre onze a dezessete anos residentes da Grande Vitória (Serra, Cariacica,
Vitória, Vila Velha e adjacentes). Com o intuito de compreender quais os impactos
causados pelo isolamento social nos adolescentes, com relação a sua vida
acadêmica, aspectos psicológicos e comportamentais. O questionário foi analisado
com as contribuições da terapia cognitiva comportamental e da psicologia escolar.
Percebe-se que o isolamento social proporcionou mudanças psicológicas e
acadêmicas na vivência desses adolescentes, tornando-os mais perceptíveis quanto
ao ensino e questões relacionadas à saúde mental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Due to the appearance of Covid-19, it was necessary to establish social
isolation so that the entire population could be protected from this virus. With the
course of the pandemic, people who were infected and those who remained healthy
became socially alienated. As a result, it was necessary to close the schools, which
simultaneously led to the distancing of adolescents during the school phase,
presenting a new perspective on the importance of mental health and educational
development for adolescents. Therefore, it is important to understand that social
isolation can lead to behavioral and psychological changes that can affect the mental
health of adolescents. The present work seeks to understand how this situation
interferes in the adolescents' experience through a questionnaire with twenty-three
questions answered by seventy adolescents aged between eleven and seventeen
years old residing in Greater Vitória (Serra, Cariacica, Vitória, Vila Velha and adjacent areas). In order to understand the impacts caused by social isolation on adolescents,
in relation to their academic life, psychological and behavioral aspects. The
questionnaire was analyzed with contributions from cognitive behavioral therapy and
school psychology. It is noticed that social isolation provided psychological and
academic changes in the experience of these adolescents, making them more
noticeable in terms of teaching and issues related to mental health. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Isolamento Social |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde Mental |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Escolar |
pt_BR |
dc.title |
AS IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |