Abstract:
O presente artigo teve como objetivo analisar a implantação do 5‘ s. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, sobre o tema abordado. Por meio da revisão bibliográfica, foi permitido se aprofundar no assunto e compreender a proposta referente ao assunto estudado, os fatores que influenciam na metodologia 5s. Atualmente as empresas buscam por ferramentas estratégicas de gestão que irão melhorar sua qualidade na prestação de serviços, melhores resultados e um bom atendimento visando maiores lucros e oportunidades. O 5‘ s é uma ferramenta de gestão da qualidade e trata de cinco termos oriundos do japonês: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Padronização, Senso de Autodisciplina. O 5 ́s é uma importante ferramenta estratégica que consiste basicamente em um método pensado para a organização e cultura pessoal da empresa e do indivíduo que tem a intenção de fazer um ambiente de trabalho mais organizado, seguro, simples e confortável. Essa ferramenta se empregada de forma correta traz benefícios para a instituição, visto que a mesma trata desde o comportamental do indivíduo até a estrutura organizacional, proporcionando assim uma melhoria contínua dos resultados e da qualidade da empresa. Através da pesquisa realizada pode-se concluir que o aperfeiçoamento da empresa está diretamente ligado a uma ferramenta de gestão.