Abstract:
O professor em seu trabalho docente está exposto a várias situações de conflito que podem causar danos à sua saúde mental e física. A sobrecarga de trabalho é um dos motivos do estresse em professores que pode evoluir para a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Esta
síndrome é um fenômeno psicossocial proveniente da exposição a situações ocupacionais vivenciadas no ambiente de trabalho que vêm acometendo muitos professores no Brasil e no mundo. Pesquisas indicam que os professores de ensino fundamental, principalmente da rede pública, são os mais acometidos devido a
vários motivos, como: sobrecarga de trabalho, muita burocracia, falta de recursos, casos de indisciplina, violência e drogas e outros mais vivenciados no exercício de sua profissão. O trabalho teve como objetivo fazer uma discussão sobre a atuação do psicólogo com professores do ensino fundamental da rede pública, acometidos pela Síndrome de Burnout. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Percebeu-se que a preocupação com a saúde mental dos professores não é recente, mas é necessário um olhar mais atencioso para o adoecimento dos professores e, a atuação do psicólogo na escola vai contribuir com a saúde no ambiente escolar, prevenindo e diminuindo a Síndrome de
Burnout em professores.