dc.contributor.author |
SANTOS, KENNEDY DE JESUS |
|
dc.contributor.author |
BARBOSA, MARIA BERENICE LOPES |
|
dc.contributor.author |
Neves, Orientador: Prof. Wallasce de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T12:05:56Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T12:05:56Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-03 |
|
dc.identifier.citation |
Monografia apresentada ao Curso de Psicologia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Psicologia. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4004 |
|
dc.description.abstract |
O professor em seu trabalho docente está exposto a várias situações de conflito que podem causar danos à sua saúde mental e física. A sobrecarga de trabalho é um dos motivos do estresse em professores que pode evoluir para a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Esta
síndrome é um fenômeno psicossocial proveniente da exposição a situações ocupacionais vivenciadas no ambiente de trabalho que vêm acometendo muitos professores no Brasil e no mundo. Pesquisas indicam que os professores de ensino fundamental, principalmente da rede pública, são os mais acometidos devido a
vários motivos, como: sobrecarga de trabalho, muita burocracia, falta de recursos, casos de indisciplina, violência e drogas e outros mais vivenciados no exercício de sua profissão. O trabalho teve como objetivo fazer uma discussão sobre a atuação do psicólogo com professores do ensino fundamental da rede pública, acometidos pela Síndrome de Burnout. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Percebeu-se que a preocupação com a saúde mental dos professores não é recente, mas é necessário um olhar mais atencioso para o adoecimento dos professores e, a atuação do psicólogo na escola vai contribuir com a saúde no ambiente escolar, prevenindo e diminuindo a Síndrome de
Burnout em professores. |
pt_BR |
dc.subject |
Professores. Síndrome de Burnout. Psicólogo. Atuação. |
pt_BR |
dc.title |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ACOMETIDOS PELA SÍNDROME DE BURNOUT |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |