DSpace Repository

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA PLATAFORMA DE ENSINO MOODLE PARA DISPOSITIVOS MOBILE

Show simple item record

dc.contributor.author RODRIGUES, LUCAS DORNELAS
dc.date.accessioned 2019-05-13T17:51:34Z
dc.date.available 2019-05-13T17:51:34Z
dc.date.issued 2017-12-30
dc.identifier.citation A expansão da internet e suas tecnologias favoreceram a evolução do ensino a distância, pois o surgimento de softwares de suporte a modalidade possibilitou que a mesma pudesse oferecer cursos com qualidade equiparada a de ensinos de modalidade presencial, destacando-se pela sua flexibilidade de horários, possibilitado que o próprio aluno crie sua rotina de estudos. Neste contexto surge o MOODLE, um ambiente de ensino aprendizagem conhecido a nível mundial e utilizado por diversas universidades e de versão gratuita, ou seja, sem custos de adesão para as instituições que optam por trabalhar com a plataforma. Recentemente a plataforma disponibilizou também sua versão mobile, que pode ser facilmente instalada nos dispositivos eletrônicos, tais como celulares, tablete entre outros, possibilitando que os alunos tenham acesso a todo conteúdo do curso, ora disponibilizado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), agora disponível no próprio dispositivo eletrônico. A usabilidade do ambiente virtual do MOODLE já foi pesquisada e validada por diversas pesquisas e comprovadas sua eficiência através de métricas conhecidas, mas para o ambiente mobile da aplicação não existem tantas pesquisas que pudessem mensurar a usabilidade da aplicação. Neste sentido, esta pesquisa veio proporcionar a validação da usabilidade da aplicação MOODLE mobile, baseados nas oito heurísticas de Bertini et Al.( 2009 ), que foram extraídas e adaptadas para dispositivos mobile das 10 heurísticas de Nielsen (1993), que assimilam a boa usabilidade de uma aplicação com aspectos e critérios que impactam diretamente a satisfações dos usuários que utilizam a aplicação. Palavras chaves: Usabilidade, mobile, software e heurísticas. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/405
dc.language.iso other pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA PLATAFORMA DE ENSINO MOODLE PARA DISPOSITIVOS MOBILE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account