dc.contributor.author |
Alves, Ítalo Vieira dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T17:00:26Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21T17:00:26Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-10 |
|
dc.identifier.citation |
Professor Orientador: Augusto Cezar Romero Resende |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4194 |
|
dc.description |
A Psicologia humanista se apoia na visão de que os seres humanos
são indivíduos únicos e, que devem ser tratados e reconhecidos dessa forma.
Uma de suas abordagens é a Logoterapia, conhecida como a terceira escola de
psicoterapia austríaca, teoria essa fundada por Viktor Emil Frankl, um
neuropsiquiatra austríaco sobrevivente de quatro campos de concentração
durante a segunda guerra mundial. Na área da Logoterapia, são colocados em
destaque os conceitos de: livre arbítrio, auto realização e Vazio Existencial, este
último é algo que se faz presente na vida do ser humano, seja ele em menor ou
maior grau. É possível sentir ou vivenciá-lo em diversas circunstâncias e áreas
da vida, é facilmente encontrado em pessoas com sintomas de depressão e
podemos identificá-lo como um dos sintomas da síndrome de burnout. O objetivo
desse artigo científico é descrever a Logoterapia como uma ferramenta de
auxílio ao tratamento da síndrome de burnout em docentes. O método de
pesquisa utilizado em relação à caracterização da Logoterapia e sindrome de
burnout é a partir de levantamentos bibliográficos, cujos instrumentos utilizados
são estudos relevantes para área com base nas obras de Viktor Frankl e,
também, de diversos autores em evidência na discussão desta pesquisa
científica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The humanist psicology restered in the vision that human beings are
unique individuals and that should be treated and recognized on this mode, an
approach to this is the Logoterapy, knowledged like being the third school of
psycotherapy, theory funded by Victor Emil Frankl- neuropsychiatrist, austrian
and surviver from four concentration camp in World War II. In Logoterapy area
concepts about free-will, self-realization and existential void are put in
highlighted, this last is something that are present in human life, has in higher or
in a lower degree. It's possible feel or living this in so many circumstances in life
areas and it's easily found in persons with symptoms of depression, we can
identify it being like as one of burnout syndrome symptoms. This scientific paper
search describle the Logoterapy being a tool help in Burnout Syndrome treatment
on higher education teachers. The approach that will be applied regarding the
characterization is from surveys specialized literature, whose instruments that will
be used are relevant studies for the area based on the works of Viktor Frankl and
also of several authors in evidence in the discussion of this scientific research. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia Organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Logoterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Vazio Existencial |
pt_BR |
dc.subject |
Síndrome de Burnout |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.title |
A LOGOTERAPIA COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DOCENTES COM SÍNDROME DE BURNOUT |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |