Abstract:
A construção civil agride sistematicamente o meio ambiente e é uma atividade que
produz muitos resíduos. Uma destinação de reaproveitamento desses materiais
resulta em uma diminuição no descarte inadequado desses resíduos. Uma área da
engenharia civil que pode absorver esses resíduos da construção e demolição
(RCDs) é a pavimentação de estradas, pois essa atividade necessita de grande
volume de materiais de empréstimo para sua execução. O propósito deste trabalho
foi de analisar o comportamento da resistência de uma amostra de solo natural
comparando com uma mistura de RCDs através dos resultados do Índice de Suporte
Califórnia (ISC) e índice de expansão. As qualidades mecânicas das amostras foram
comparadas para o uso em camadas de pavimentos asfáltico flexíveis. As amostras
foram divididas em duas composições, uma do solo natural e a outra com um
acréscimo de 30% de RCDs para realização dos ensaios em laboratório. Com os
resultados das amostras, encontrou-se um crescimento nos valores de ISC em
30,18%, e a expansão não apresentou alteração considerável. Contudo os
resultados do ISC apresentados foram satisfatórios para o uso em camadas de
subleito e sub-base tanto para as amostras de solo e para amostra com adição de
RCDs.