Abstract:
A medida que o mercado passa por grandes transformações em seus modelos
produtivos, a formulação de estratégias capazes de auxiliar no desenvolvimento
contínuo e sustentável das organizações é cada vez mais necessária, independente
do porte ou do segmento do empreendimento. Nesse contexto, o presente artigo
analisa a aplicação do Balanced Scorecard (BSC) no processo de planejamento
estratégico de uma microempresa, com base em quatro perspectivas de indicadores:
financeiro, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento, que buscam
alinhar a estratégia da organização com seus objetivos de forma equilibrada. Para
sua execução, realiza-se uma pesquisa de campo, que permite a obtenção de dados
qualiquantitativos, por intermédio de entrevistas e questionários. Após, com o apoio
da análise SWOT, compreende-se em maior profundidade os ambientes internos e
externos que impactam no desempenho do estabelecimento. As informações
adquiridas alimentam o BSC e, posteriormente, a construção do mapa estratégico.
Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste em utilizar os conhecimentos
adquiridos para criar estratégias de melhorias e propostas de valor adequados ao
desenvolvimento da empresa analisada.