dc.contributor.author |
Soares, Bruna Santos |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-14T16:57:14Z |
|
dc.date.available |
2023-03-14T16:57:14Z |
|
dc.date.issued |
2022-06-10 |
|
dc.identifier.citation |
Professor Orientador: Tiago da Cunha Rosa |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4449 |
|
dc.description |
O presente artigo, tem como intuito discorrer as relações entre a composição arquitetônica e
musical, a partir de dados existentes desde a antiguidade, que permanecem sendo
estudados e praticados por profissionais de várias áreas, como arquitetos, matemáticos,
filósofos, compositores e músicos. Várias similitudes são descritas e observadas, como
aquelas que determinam relações matemáticas, teóricas, formais e até mesmo métodos
criativos de arquitetos e compositores, já que ambas as áreas (arquitetura e música) são
exemplos de manifestações culturais. No entanto, através da realização de uma pesquisa
qualitativa, dados foram levantados a fim de considerar a ausência de investimentos em
projetos culturais não só na cidade de João Monlevade, mas em todo o Brasil. A partir disso,
são elaboradas estratégias projetuais, onde o foco é a construção de uma Escola técnica de
Música, projetada por elementos interdisciplinares como ritmo, harmonia e timbre, que são
importantes e claramente presentes nas duas áreas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aims to discuss the relationships between architectural and musical composition,
based on existing data since antiquity, which continue to be studied and practiced by
professionals from various fields, such as architects, mathematicians, philosophers,
composers and musicians. Several similarities are described and observed, such as those
that determine mathematical, theoretical, formal relationships and even creative methods of
architects and composers, since both areas (architecture and music) are examples of cultural
manifestations. However, through a qualitative research, data were collected in order to
consider the absence of investments in cultural projects not only in the city of João
Monlevade, but throughout Brazil. From this, design strategies are elaborated, where the
focus is on the construction of a Technical School of Music, designed by interdisciplinary
elements such as rhythm, harmony and timbre, which are important and clearly present in
both areas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Composição |
pt_BR |
dc.subject |
Manifestações Culturais |
pt_BR |
dc.title |
RELAÇÕES ENTRE A COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA E MUSICAL: Escola Técnica De Música |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |