DSpace Repository

NEUROARQUITETURA APLICADA AO AMBIENTE DE ENSINO: PROPOSTA DE UMA ESCOLA INFANTIL INCLUSIVA

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Maria Clara Torres e
dc.date.accessioned 2023-03-14T17:58:18Z
dc.date.available 2023-03-14T17:58:18Z
dc.date.issued 2022-06-10
dc.identifier.citation Professor Orientador: Tiago da Cunha Rosa pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4455
dc.description A escola é o segundo local onde as crianças passam a maior parte do tempo, abaixo apenas de suas casas, e iniciam relações sociais. Posto isso, é um ambiente que deve ser rico em estímulos positivos, favorecendo o desenvolvimento infantil de maneira satisfatória. Além disso, deve propiciar a inclusão dos alunos com deficiência e/ou transtorno de aprendizagem, tratando de práticas pedagógicas; a acessibilidade, do ambiente físico. Nesse cenário, essa pesquisa visa apresentar embasamentos teóricos sobre a relação da arquitetura com o cérebro humano e de que forma ela auxilia no processo de aprendizagem das crianças e na inserção delas na sociedade. Para a execução do trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa e a obtenção de fundamentos teóricos com o intuito de corroborar a proposta de projeto de uma escola de ensino infantil com aplicações da neuroarquitetura e que promova a inclusão na cidade de João Monlevade, Minas Gerais. pt_BR
dc.description.abstract School is the second place where children spend most of their time, second only to their homes, and where they initiate social relationships. That said, it is an environment that should be rich in positive stimuli, favoring child development in a satisfactory way. In addition, it must provide for the inclusion of students with disabilities and/or learning disabilities, in the case of pedagogical practices; and accessibility, regarding the physical environment. In this scenario, this research aims to present a theoretical basis on the relationship between architecture and the human brain and how it helps in the learning process of children and their insertion in society. For the execution of this work, a qualitative research was carried out and theoretical foundations were obtained in order to corroborate the project proposal of a kindergarten school with applications of neuroarchitecture and to promote inclusion in the city of João Monlevade, Minas Gerais. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Neuroarquitetura pt_BR
dc.subject Neurociência pt_BR
dc.title NEUROARQUITETURA APLICADA AO AMBIENTE DE ENSINO: PROPOSTA DE UMA ESCOLA INFANTIL INCLUSIVA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account