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Acesso a educação na primeira infância e a alegação da reserva do possível

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dc.contributor.author Pereira, Ianca Neder
dc.contributor.author Carvalheira, Rogger Telles Nogueira
dc.contributor.author Madeira, Guilherme
dc.date.accessioned 2023-04-14T18:39:20Z
dc.date.available 2023-04-14T18:39:20Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4532
dc.description.abstract Diante da necessidade cada vez maior de ambos os genitores trabalharem e contribuírem para as despesas do lar, aumenta-se o questionamento acerca do direito a creche pública. O presente artigo busca esclarecer se existe o direito ao acesso integral à educação infantil pública e gratuita na primeira infância – aquela tida desde o nascimento até 6 anos completos. Nesse sentido, visa demonstrar a evolução histórica da educação no Brasil, conceituando-a sob o dever ser social e buscando apresentar os desafios para efetivar as garantias prestacionais do Estado. Assim, busca-se fundamentos em nossa Carta Magna, legislação infraconstitucional, princípios como o da Reserva do Possível – que visa delimitar aplicabilidade dos Direitos Fundamentais – e os entendimentos dos Superiores Tribunais de Justiça. Em paralelo esclarece a importância desse seleto grupo (crianças e adolescentes), quem a Constituição Federal trata com prioridade absoluta. Por fim, será delimitado a competência para julgar eventuais dissonâncias acerca do tema, os requisitos e tipo de ação necessária, papel do munícipio na problematização, bem como, qual dos entes federados deverá figurar no polo passivo – município, estado ou união – e suas devidas responsabilizações. pt_BR
dc.subject Infância e juventude. pt_BR
dc.subject Acesso à educação pt_BR
dc.title Acesso a educação na primeira infância e a alegação da reserva do possível pt_BR
dc.type Article pt_BR


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