Abstract:
A ferrovia participa diretamente na economia do Brasil, pelo seu custo baixo, geração de empregos, além de ser uma grande alternativa de transporte mais sustentável abastecendo os portos nacionais. A malha ferroviária brasileira começou a ser implantada em 1854, com a construção da Estrada de Ferro Mauá, no Rio de Janeiro. Devido ao constante uso da malha ferroviária é necessário realizar manutenções dos dispositivos de drenagem para a proteção da superestrutura de via e garantia da estabilidade dos cortes e aterros. Este trabalho visa identificar quais impactos positivos a manutenção da drenagem nos cortes e aterros na ferrovia geram na matriz de prioridade das grandes intervenções. Para o desenvolvimento desta analise, traçou-se como objetivo geral a influência da manutenção da drenagem na proteção das cristas e saias dos aterros, além de seu potencial impacto ao estabelecer novas prioridades das obras de grande porte ao substituir, em partes, por pequenas intervenções, buscando-se, ainda, entender a sinergia entre as áreas de Engenharia e manutenção. Para atingir seu objetivo principal, foram estabelecidos objetivos específicos, tais como analisar os casos na ferrovia onde a manutenção dos dispositivos de drenagem trouxe benefícios em função da redução de grandes intervenções, e analisar o tempo de atendimento e prolongamento da vida útil do corte ou aterro ferroviário. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica onde busca sobre assunto em pauta já foi discutido de forma igual ou semelhante, ou até mesmo com aspectos secundários na busca desejada.