DSpace Repository

O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO AOS IDOSOS HOSPITALIZADOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS

Show simple item record

dc.contributor.author Morais, Roberta Gomes Souza
dc.date.accessioned 2024-05-28T14:08:37Z
dc.date.available 2024-05-28T14:08:37Z
dc.date.issued 2023-12-10
dc.identifier.citation Professora orientadora: LORENA DA SILVA GRILLI pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4693
dc.description Este artigo aborda a temática da importância da Educação Ambiental na formação cidadã, com foco no ensino fundamental. O problema central da pesquisa é a necessidade de promover a conscientização ambiental desde os primeiros anos de educação, a fim de desenvolver cidadãos mais responsáveis e engajados com questões ambientais. O objeto de estudo concentra-se na Educação Ambiental em escolas de ensino fundamental. O objetivo geral é analisar a eficácia das abordagens de Educação Ambiental nesse contexto. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, incluindo revisão de literatura, análise de currículos escolares e entrevistas com educadores. Os resultados indicam que, embora a Educação Ambiental seja valorizada em teoria, sua implementação prática nas escolas de ensino fundamental é limitada. Hipóteses levantadas sugerem que a falta de recursos e formação adequada para os educadores pode ser um obstáculo. Recomenda-se a inclusão de políticas de Educação Ambiental mais eficazes nas diretrizes curriculares e a promoção de programas de formação contínua para professores. pt_BR
dc.description.abstract This article addresses the importance of Environmental Education in citizen formation, with a focus on elementary education. The central problem of the research is the need to promote environmental awareness from the early years of education in order to develop more responsible and engaged citizens in environmental issues. The object of study focuses on Environmental Education in elementary schools. The general objective is to analyze the effectiveness of Environmental Education approaches in this context. The research adopts a qualitative methodology, including literature review, analysis of school curricula, and interviews with educators. The results indicate that, although Environmental Education is valued in theory, its practical implementation in elementary schools is limited. Hypotheses suggest that a lack of resources and proper training for educators may be a barrier. It is recommended to include more effective Environmental Education policies in curriculum guidelines and promote continuous training programs for teachers. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cuidados Paliativos pt_BR
dc.subject Pacientes Idosos pt_BR
dc.subject Direitos pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Formação Profissional pt_BR
dc.title O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO AOS IDOSOS HOSPITALIZADOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account