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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, assumindo
um maior destaque na sociedade, e determinando a necessidade de tratamentos acessíveis e
eficazes, principalmente na infância. Diante deste fato se mostra necessárias intervenções que
auxiliem os portadores de TEA, e o model o da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) vem
ganhando espaço de atuação no Brasil, por sua popularização e efetividade em outros países, e por
obter resultados cientificamente comprovados. O objetivo deste trabalho é apresentar a definição,
característ icas e pressupostos filosóficos que se encontram nas bases conceituais da ABA e fazem
desta ciência um método de intervenção e fetivo para pessoas com autismo, analisando sua
importância e os desafios da utilização do método ABA na inclusão da criança autis ta na rede regular
de ensino. A Análise do Comportamento Aplicada ABA é uma estratégia de ação que tem se tornado
referência para o tratamento da pessoa com TEA, pois objetiva estimular as habilidades inexistentes
ou pouco desenvolvidas.