dc.contributor.author |
Costa, Ana Elisa da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T12:21:20Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19T12:21:20Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-10 |
|
dc.identifier.citation |
Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4774 |
|
dc.description |
Brincar é uma atividade de extrema necessidade para as crianças, é brincando que elas descobrem o mundo e experimentam trocas que darão suporte para toda a sua vida social e ao mesmo tempo contribuirão para o seu desenvolvimento através de diversas áreas. Brincar é um direito da criança e proporciona a ela um momento extremamente prazeroso. Propõe-se nesse texto abordar as características do brincar na escola como favorecedoras do desenvolvimento infantil, em particular para o desenvolvimento de competências socioafetivas e psicomotoras, a partir também da mediação da professora. Não é brincar só por brincar, mas o brincar na escola pode se constituir como uma importante estratégia pedagógica, como também um meio para se compreender possíveis dificuldades que possam existir no desenvolvimento infantil. Seja espontâneo ou dirigido, brincar é altamente prazeroso e significativo para o ser humano. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo refleti a respeito de como o brincar favorece o desenvolvimento de competências significativas para vida humana. Foram realizadas sessões de observação realização de registros videográficos de situações de brincadeiras (espontâneas e dirigidas) de uma turma de educação infantil de uma escola da rede privada. São apresentados episódios ilustrativos que evidenciam que a mediação da professora no brincar infantil na escola pode favorecer o desenvolvimento de aspectos socioafetivos e motores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento motor |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento socioafetivo |
pt_BR |
dc.title |
Jogos e brincadeira na aprendizagem e a sua importância para a educação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |