DSpace Repository

Pedagogia hospitalar

Show simple item record

dc.contributor.author leite, Edilza Cabanez
dc.date.accessioned 2024-06-19T12:37:36Z
dc.date.available 2024-06-19T12:37:36Z
dc.date.issued 2022-12-10
dc.identifier.citation Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4777
dc.description Há algum tempo, crianças e adolescentes que estão impossibilitados de frequentar escolas regulares por motivos clínicos e pessoais não têm acesso à escola. Consta nos documentos oficiais do Ministério da Educação por meio de sua Secretaria de Educação Especial: Condições Clínicas que Exigem Educação em Sala de Aula Hospitalar ou Enfermagem Educacional Domiciliar Principalmente Dificuldade de Movimento; Imobilização Parcial ou Total; Implementação de Horários de Administração de Medicamentos; Efeitos colaterais; restrições dietéticas; procedimentos invasivos; local ou efeitos de dor sistêmica e desconforto geral de uma doença. As condições individuais que requerem educação em salas de aula hospitalares ou cuidados educativos domiciliares são principalmente repouso relativo ou absoluto; exigindo acamado ou exigindo uso constante de equipamentos de suporte à vida. O objetivo da pesquisa é analisar a pedagogia hospitalar. Tratou-se de revisão da literatura, baseando-se na busca de artigos publicados entres 2013 a 2022. As bases de dados utilizadas serão: SCIELO (Scientific Electronic Library Online); Google Acadêmico. Conclui-se que mesmo uma breve permanência, alguns dias ou algumas horas, em um ambiente de sala de aula hospitalar pode ser muito relevante para o processo de aprendizagem, desenvolvimento e aprendizagem de uma criança ou adolescente. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Hospitalar pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account