dc.contributor.author |
Araújo, Juliet Welis de |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T13:43:38Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19T13:43:38Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-15 |
|
dc.identifier.citation |
Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4782 |
|
dc.description |
O presente trabalho traz como temática a leitura nos anos iniciais e sua importância. Também
discorre sobre a eficácia de se utilizar os projetos com metodologias ativas que despertem nos
alunos o interesse pela leitura. Como objetivo geral cita-se compreender, enfatizar a
importância da prática de leitura na formação de um leitor crítico, visando melhorar suas
relações sociais através da leitura por meio de projetos com metodologias ativas. Tendo como
foco principal as metodologias ativas, nosso intuito é a atividade prática cujo objetivo é
despertar nos alunos dos anos iniciais o gosto pela leitura, capacitando-os a praticarem a
leitura e a transcrição de forma coerente. Para tanto utilizaremos a obra da autora Ana Maria
Machado. A pesquisa tem cunho exploratório e bibliográfico; e aponta como discussão e
resultados a relevância do professor nesse processo para a formação de leitores críticos e
autônomos, aptos para interatuar na sociedade atual. Há uma necessidade de despertar o
interesse pela leitura para que esses futuros leitores compreendam as funcionalidades que o
domínio da leitura de um texto pode expandir-se da sala de aula para a vida cotidiana. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work brings reading in the early years and its importance as a theme. It also
discusses the effectiveness of using projects with active methodologies that awaken students.
As a general objective, it is mentioned emphasizing the importance of reading practice in the
formation of a critical reader, aiming to improve their social relations through projects with
active methodologies. With the main focus on active methodologies, our intention is the
practical activity whose objective is to awaken in students in the early years a taste for reading,
the ability to understand and learn the content of texts and to develop the ability to transcribe
them coherently, for that we will use the work of the author Ana Maria Machado. The
research has an exploratory and bibliographic nature and points out as discussion and results
the relevance of the teacher in this process for the formation of critical and autonomous
readers to act in today's society. There is a need to awaken interest in reading so that these
future readers understand the functionalities that the mastery of reading a text can expand
from the classroom to everyday life. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.title |
A LEITURA NOS ANOS INICIAIS E A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS COMO METODOLOGIA ATIVA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |