Description:
A pesquisa tem como enfoque o grupo dos alunos da educação básica, mais especificamente
do ensino fundamental I: séries iniciais, que apresentam o transtorno do espectro autista. O
projeto de pesquisa tem recorte para o público em questão, que passam pelo processo de
investigação ou já possuem laudo apresentando Transtorno do Espectro Autista - TEA,
direcionando-se para a compreensão de um diálogo entre a escola e a família, evidenciando a
importância da formação dos docentes e preparação da estrutura local das escolas, em busca
de um desenvolvimento individual e coletivo saudável, refletindo acerca do
autoconhecimento, a percepção de si e do outro em sociedade. Tendo em vista que tal
abordagem trata-se de um assunto de relevância social, no qual evidencia-se a construção de
conhecimentos diálogos reflexivos a cerca do processo de inclusão e da relação da família e
escola. A pesquisa busca integrar e relacionar os conhecimentos já estabelecidos a partir do
levantamento de dados, a fim de motivas o interesse dos graduandos de pedagogia, para que
pesquisem e analisem a diversidade subjetiva a respeito dos seres humanos em suas
individualidades e de sua coletividade a partir de uma visão social.