Description:
O respeito é de suma importância em todas as relações humanas, no que diz respeito à
educação ela é fundamental na relação professor-aluno. É normal que no decorrer no processo
de alfabetização, crianças tenham algum tipo de dificuldade, pois ainda estão experimentando
o mundo, conhecendo sons, formas, e aprendendo a trabalhar em conjunto. A relação com o
outro acontece todo tempo em ambientes diversificados, como no âmbito familiar, escola,
igreja ou parques, fazendo com que seja imprescindível, pois é através dela que se aprende a
aprender, buscando soluções para eventuais problemas e questionando situações em
momentos de dúvidas A presente pesquisa justificou-se na importância da disciplina positiva,
que é baseada no respeito, para o aprendizado efetivo, principalmente na educação infantil e
nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste contexto, levantou-se como problema da
pesquisa o seguinte questionamento: De que forma a disciplina positiva pode contribuir para o
processo de ensino/aprendizagem? O objetivo da presente pesquisa foi o de investigar através
da revisão bibliográfica compreender a influência da disciplina positiva no processo de ensino
aprendizagem. A afetividade e o respeito tem um valioso papel no durante o processo de
desenvolvimento da personalidade da criança e posteriormente para a adolescência, se
tratando de um processo continuo do ser humano, ou seja, nunca estará pronto e acabado,
possuindo características próprias para cada faixa etária.