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O objetivo principal deste estudo é dimensionar a pista referente ao solo do Aeroporto de Caratinga/ Ubaporanga, de forma que atenda aos requisitos da aeronave ATR 42-300. Neste contexto, a metodologia de pesquisa escolhida foi as instruções do Anexo 14 da ICAO, para dimensionar o comprimento e a largura do aeródromo. Para o dimensionamento estrutural foi escolhida a circular da FAA (Federation Aviation Administration), AC 150-6D, para pavimentos flexíveis. Esta metodologia destaca o Índice de Suporte Califórnia (CBR) para o dimensionamento de pavimentos flexíveis. Foi utilizados relatórios de ensaios de granulometria, limites de liquidez e plasticidade, compactação e CBR do subleito referente ao subleito do aeroporto de Caratinga. Para este trabalho foram consultados manuais e normas aprovados pelos principais órgãos nacionais e internacionais do setor aeronáutico, além de referencias bibliográficas especializadas nesta área. É citado neste trabalho algumas informações técnicas do atual aeroporto, como seu comprimento, largura atual, altitude, coordenadas da pista, etc. Destaca-se também neste trabalho a importância do conhecimento técnico da aeronave de projeto, explicando-se neste trabalho, alguns requisitos técnicos da ATR 42-200 como seu comprimento básico de pista, peso máximo de decolagem, entre outros. Ao final desta obra foram comparadas as dimensões geométricas da pista atual com a da pista projetada para aeronave ATR 42-300 (médio porte). Foi determinado também neste trabalho as alturas das camadas estruturais do pavimento, revestimento, base e sub-base, respeitando os requisitos impostos pela AC 150-6D. |
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