dc.contributor.author |
Mateus Freitas da Costa, Mateus Freitas da Costa |
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dc.contributor.author |
Paulo Ricardo Sampaio Martins, Paulo Ricardo Sampaio Martins |
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dc.date.accessioned |
2024-08-06T11:51:21Z |
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dc.date.available |
2024-08-06T11:51:21Z |
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dc.date.issued |
2023-12-10 |
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dc.identifier.citation |
Professor orientador: Jefte de Lima Ferreira |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4858 |
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dc.description |
Com a evolução das tecnologias de hardware, os websites têm se tornado cada vez
mais complexos e interativos, e hoje, além de textos e imagens, já é possível integrar
gráficos de três dimensões nos navegadores. O seguinte trabalho teve o objetivo de
realizar uma comparação entre diversas bibliotecas de linguagem JavaScript feitas
para auxiliarem o desenvolvimento de aplicações 3D no ambiente WEB. Para análise,
foi coletada uma amostra de três bibliotecas através de uma criteriosa seleção prévia,
sendo elas Three.js, Babylon.js e Playcanvas. Para a comparação, foram analisados a
qualidade da documentação, funcionalidades presentes, tamanho em memória,
desenvolvimento do projeto e desempenho computacional. A fim de obter dados sobre
o desempenho de cada biblioteca, diversos testes de benchmark foram realizados ao
renderizar cenas 3D em vários cenários diferentes. Ao obter os dados, foi possível
derivar os melhores usos para cada biblioteca. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
With the evolution of hardware technologies, websites have become increasingly
complex and interactive, and today, in addition to text and images, it is possible to
integrate three-dimensional graphics into browsers. The aim of this project was to
compare various JavaScript language libraries designed to help develop 3D
applications in the web environment. For the analysis, a sample of three libraries was
taken through a careful selection process, namely Three.js, Babylon.js and Playcanvas.
For comparison, the quality of the documentation, functionalities present, memory size,
project development and computational performance were analyzed. In order to obtain data on the performance of each library, several benchmark tests were carried out by
rendering 3D scenes in various different scenarios. By obtaining the data, it was
possible to derive the best uses for each library |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Computação Gráfica |
pt_BR |
dc.subject |
WebGL |
pt_BR |
dc.subject |
Benchmark |
pt_BR |
dc.subject |
Renderização Baseada em Física |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento WEB |
pt_BR |
dc.title |
ANÁLISE COMPARATIVA DE BIBLIOTECAS JAVASCRIPT PARA A RENDERIZAÇÃO DE GRÁFICOS 3D EM TEMPO REAL EM APLICAÇÕES WEB |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |