Description:
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de
causas genéticas e crônico com prevalência na infância que acompanha o indivíduo
por toda vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e
impulsividade. O TDAH inscreve-se no conjunto das problemáticas identificadas no
ambiente escolar na contemporaneidade. Desta forma, por meio de uma revisão
bibliográfica, o objetivo deste artigo é investigar as relações entre o diagnóstico de
TDAH e suas implicações na aprendizagem escolar. Ainda que não tenham sido
encontradas muitas indicações de como agir, a discussão acerca da temática
interdisciplinar aos campos do conhecimento, em específico na Pedagogia e na
Psicologia, orienta para que o educador esteja atento e seja perspicaz ao se deparar
com dois grandes fenômenos da atualidade que são a medicalização da educação e
a patologização da infância. É preciso ter um olhar crítico sobre esta situação e um
olhar mais sensível sobre seus alunos, buscando sempre equiparar oportunidades,
estruturar estratégias de ensino, por meio de atividades sistematizadas,
oportunizando, assim, uma aprendizagem significativa, buscando sempre a
autonomia dessas crianças, numa educação pautada na equidade e no
desenvolvimento integral do aluno.