Description:
O presente artigo tem como proposta dialogar sobre as possibilidades de avaliação da
aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas regulares, tendo
como foco de discussão os alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica. Objetiva-se
através de uma revisão bibliográfica acerca da temática, suscitar os diálogos com linhas de
trabalho que apontam para estratégias metodológicas de avaliar diferenciadas dinâmicas e
contextualizadas, de acordo com os ritmos e condições de aprendizagem dos educandos,
visando, assim, a disseminação de novas concepções avaliativas que rompam com o
modelo tradicional de avaliar que tem se perpetuado na escola. Assim, após estas reflexões
acerca desse processo avaliativo, tem-se como perspectiva a inserção de novos caminhos
avaliativos de acordo com as necessidades educacionais especiais dos educandos. A partir
das inferências elaboradas ao longo do desenvolvimento desde trabalho, percebe-se a
necessidade de se estabelecer nos espaços escolares na perspectiva da educação
especial estratégias avaliativas que compreendam o educando como sujeito aprendente e
parte do processo de ensino aprendizagem, haja vista a oportunização do seu
protagonismo e desenvolvimento de aspectos cognitivos que possam ser mediados através
da instrumentalização de práticas avaliativas inovadoras para os educandos do 1º ao 5º
ano da rede regular de ensino. A complexibilidade do ato avaliativo requer análises
minuciosas acerca da sua realização, uma vez que seu sentido diagnóstico e qualitativo
não pode ser desvinculado da sua ação no ambiente escolar, buscou-se com este trabalho
resgatar essa concepção de uma avaliação formativa e mediadora para os alunos da
Educação Especial nas redes regulares de ensino.