dc.contributor.author |
SANTOS JÚNIOR, JAMIRIO FRANCINO DOS |
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dc.date.accessioned |
2024-08-08T17:57:25Z |
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dc.date.available |
2024-08-08T17:57:25Z |
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dc.date.issued |
2018-12-11 |
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dc.identifier.citation |
Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II, orientado pela Profª. MSc. Maria Lúcia Viana do Prado. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4950 |
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dc.description |
O presente artigo tem como proposta dialogar sobre as possibilidades de avaliação da
aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas regulares, tendo
como foco de discussão os alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica. Objetiva-se
através de uma revisão bibliográfica acerca da temática, suscitar os diálogos com linhas de
trabalho que apontam para estratégias metodológicas de avaliar diferenciadas dinâmicas e
contextualizadas, de acordo com os ritmos e condições de aprendizagem dos educandos,
visando, assim, a disseminação de novas concepções avaliativas que rompam com o
modelo tradicional de avaliar que tem se perpetuado na escola. Assim, após estas reflexões
acerca desse processo avaliativo, tem-se como perspectiva a inserção de novos caminhos
avaliativos de acordo com as necessidades educacionais especiais dos educandos. A partir
das inferências elaboradas ao longo do desenvolvimento desde trabalho, percebe-se a
necessidade de se estabelecer nos espaços escolares na perspectiva da educação
especial estratégias avaliativas que compreendam o educando como sujeito aprendente e
parte do processo de ensino aprendizagem, haja vista a oportunização do seu
protagonismo e desenvolvimento de aspectos cognitivos que possam ser mediados através
da instrumentalização de práticas avaliativas inovadoras para os educandos do 1º ao 5º
ano da rede regular de ensino. A complexibilidade do ato avaliativo requer análises
minuciosas acerca da sua realização, uma vez que seu sentido diagnóstico e qualitativo
não pode ser desvinculado da sua ação no ambiente escolar, buscou-se com este trabalho
resgatar essa concepção de uma avaliação formativa e mediadora para os alunos da
Educação Especial nas redes regulares de ensino. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
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dc.type |
Other |
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